quarta-feira, abril 09, 2014

Trizteza e decepção


TRISTEZA E DECEPÇÃO

Na minha opinião, a decepção é o sentimento mais amargo que uma pessoa pode sofrer.

Ele só não fere mais que a tristeza. Aliás, a tristeza é o pior dos sentimentos. Primeiro porque o próprio nome a delata; e segundo porque se trata de um sentimento composto de ingredientes, o qual a própria decepção muitas vezes está presente em seu tempero.

Cá entre nós, a decepção é cruel. Ela representa a surpresa desagradável, o inesperado, aborda a alma de súbito e de forma negativa.

 

A tristeza também causa tudo isso? Sim, claro que sim, mas a decepção é mais nua, é mais explícita. É simples chegar a essa conclusão:

 

Na decepção existe um investimento e com isso jamais esperamos resultados negativos, enquanto que a tristeza apenas chega.

Não investimos na tristeza, pois isso seria um planejamento estúpido. Ela chega de surpresa, sabemos que a qualquer momento ela pode nos surpreender, embora jamais estejamos preparados para ela, assim como a morte, que é nossa única certeza, mas em toda existência da espécie humana, regada com todos os recursos tecnológicos psicológicos, não existe como lidar com a constante da morte.

A decepção é diferente. Ela nasce quando julgamos colher o negativo após semear o positivo. Acontece nas relações de amizade, família, amor, sobretudo onde e quando se cria as melhores perspectivas.

Todo e qualquer sentimento ruim tem como adubo tudo aquilo de bom que vida proporciona.

Nenhum comentário:

Ser mulher é ter um turbilhão de  sentimentos misturados. É ser um ser humano extraordinário, é ter a doçura em um olhar, mesmo com o coraç...