quarta-feira, março 09, 2016

E O MONOPÓLIO DA VERDADE VAI PARA...

Há dias penso em fazer um modesto texto sobre um assunto recorrente: falta de tolerância; respeito; excesso de monopólio da verdade. Muita gente sente isso, mas pouca gente expõe isso.
São pessoas que pensam em ganhar uma espécie de Oscar "facebuquiano", termo inventado agora.
Porém, hoje, diante de vários comentários super carinhosos a respeito dos meus escritos e ideias a meu respeito, me vi na responsabilidade - muito benéfica - de dizer o que venho observando, e que pode ser do interesse de mais pessoas, que não apenas vocês e eu. Tomara que seja mesmo!
Vivemos numa sociedade em que as aparências contam muito. Nela, o Facebook é mais ou menos uma 'mídia' em que todo mundo tem de ser pasteurizado: religioso, magro, bem casado, bem resolvido, com filhos ótimos, maridos exemplares, praticamente "O Mundo de Alice" que, coitadinha, nem tem mais maravilhas para contar, pois perdeu tudo para o Facebook.
As pessoas que deixam transparecer suas emoções, angústias, frustrações, lutos, lutas etc., são logo rotuladas e ganham palavras de apoio, que, frequentemente, querem dizer "tadinha, vai passar".
Há exceções, claro. Eu mesma recebo muitas mensagens que valem muito a pena, mas já me escreveram muita impertinência também. Faz parte.
Há uma intolerância sobre a religião, o modo de viver, de pensar e de se comportar. E isso se comprova quando há donos e donas de Deus, suas palavras, seus conselhos. Não me refiro a quem escreve sobre pensamentos religiosos bons, mas a quem, mais ou menos, deixa claro que conheceu "A" verdade e todo o resto. Ah, todo o resto não inclui a verdade e a crença de outras pessoas.
Vivemos numa sociedade plural, dinâmica, em que ninguém, repito, ninguém pode saber de tudo a todo instante. Somos apenas buscadores. Alunos da Escola da Vida, nada além.
Pessoas que se expressam e que retrucam são costumeiramente mal interpretadas. Mas, ainda assim, acho que vale a pena não se omitir nas opiniões.
Qual o problema de alguém estar deprimidinho em alguma fase da vida? Qual o problema de alguém ser de outro credo?
Qual o problema de alguém ter sido distraído e ter dado atenção à pessoa errada, na hora errada? Quem nunca?
Há ainda a necessidade frequente de empanturrar os comentários com desaforos.
Por que não passa uma mensagem inbox ou melhor, pega o telefone e resolve a chateação com o que ou com quem te chateia? Usar o FB para bater boca é mais infantil que ver desenho do Mickey. Claro que não me refiro à defesa, mas, ao ataque “babaquinha”..., geralmente comum quando não se pode dar um basta num chefe, sei lá mais quem.
Ok, cada um usa seu espaço como quiser, mas, ora bolas, se não quer a opinião dos outros não ponha no FB, vá ao analista. Básico assim!
Queridos, de tudo, é preciso saber quem pode e deve “bancar” certas opiniões. Eu banco totalmente!
Como diz o Apocalipse:
“SEJA QUENTE OU SEJA FRIO. NÃO SEJA MORNO, SENÃO TE VOMITO"
“Mornices” à parte, cá estamos e estaremos. Cientes e conscientes de que há muito a aprender e muito a trocar.
| Cláudia Dornelles |

Nenhum comentário:

Ser mulher é ter um turbilhão de  sentimentos misturados. É ser um ser humano extraordinário, é ter a doçura em um olhar, mesmo com o coraç...